quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vaticano anuncia documentos sobre abuso sexual e Missa em Latim

 CIDADE DO VATICANO - Após semanas de especulação, a assessoria de imprensa do Vaticano anunciou as datas de lançamento de dois documentos que vêm causando alvoroço blogosfera católica: A da carta circular Congregação para a Doutrina da às conferências episcopais sobre a elaboração de diretrizes para lidar com o abuso sexual de menores por padres, e uma instrução sobre a aplicação da autorização do papa Bento XVI para maior utilização da chamada missa tridentina
 
Cardinal William J. Levada (CNS/Reuters)
O documento da Congregação, está sendo lançado segunda-feira. O Cardeal norte-americano William J. Levada, prefeito da congregação, tinha anunciado em Novembro que o seu gabinete, que coordena a resposta da Igreja aos casos de abuso, estava preparando o documento. Seu objetivo era ajudar todas as Conferências Episcopais do mundo na concepção de "um programa coordenado e eficaz" de protecção da criança e a lidar com as alegações. Espera-se que as orientações abordem a questão da apresentação de denúncias de abuso sexual à polícia local.

O documento que está sendo liberado sexta-feira é uma instrução da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei, que supervisiona o uso da Missa segundo o Rito Romano, usado na Igreja antes do Concílio Vaticano II. Em 2007, o Papa Bento XVI autorizou o uso generalizado da antiga liturgia. Agora, após quase quatro anos de experiência, a instrução do Vaticano pretende responder a questões que têm surgido sobre a implementação da permissão do Papa.
 
 
 Sobre o Autor: 
Luiz Alfredo Fróes Luiz Fróes é casado, pai de um filho lindo. Estudioso da Liturgia, acredita que a Igreja está passando por um período perigoso e que é preciso manter-se firmemente ancorado na ortodoxia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário